Friday, January 14, 2011

A Importância das Dotações Iniciais

Desenvolvimento não combina com desigualdade, e desigualdade “ab ovo” gera subdesenvolvimento quase certamente. Vale a pena ler o novo artigo de Irineu de Carvalho Filho e Leonardo Monastério.

4 comments:

Unknown said...

Caro Selva,

O meu entendimento do artigo é justamente o contrario!!!!

Dotacoes iniciais de capital humano NAO importam tanto!!! O que importam sao as instituicoes (que promovem a eficiencia de mercado).

Adolfo

Irineu de Carvalho Filho said...

O resultado é que as áreas que foram colonizadas com menos desigualdade na dotação inicial de terras são ‘mais bem sucedidas’ em várias dimensões. Não acredito que instituições ou eficiência do mercado tenham algo a ver com o resultado – afinal não vejo porque o mercado funcionaria melhor em algumas partes do Rio Grande do Sul e não em outras.

Unknown said...

A questão é: quem definiu a concentração de terras? Exatamente por que em determinada região a colonização foi menos desigual do que em outras?

Adolfo

Irineu de Carvalho Filho said...

"Exatamente por que em determinada região a colonização foi menos desigual do que em outras?"

Esta tudo no paper. A colonizacao em algumas regioes foi menos desigual do que nas outras porque assim foi desenhada a politica de acesso a terra. Em outras palavras, porque o Governo decidiu fazer um experimento de colonizacao igualitaria para os imigrantes europeus no sul do Brasil.