Wednesday, June 20, 2012

Como o Grande Mufti Reinaldo Azevedo Aprendeu Econometria?

O Grande Mufti Reinaldo Azevedo é um notável escritor dedicado a destruir a meritocracia, o debate civilizado e ridicularizar a academia. Como é humilde decidiu provar que a ciência econômica está errada. Sem pestanejar resolveu atacar os artigos destinados a aparecer nos principais jornals acadêmicos da área. Para levar adiante sua cruzada percebeu que deveria aprimorar seus conhecimentos de estatística e econometria. Em sua modéstia preferiu se matricular no curso de seu discípulo e sidekick predileto, o temível mago Galdalf, mundialmente conhecido em Jabaquara como o grande wizard da estatística. Galdalf sabe tudo sobre temas arcanos e obscuros como “regressão linear múltipla”. Como enfant terrible da USP virou discípulo de Paulo Freire para contestar e refutar a estatística clássica e a Bayesiana. Galdalf criou uma nova econometria sem probabilidade, teste de hipóteses, análise de variância, etc. Sua econometria é pura e se baseia na lógica [Aristotélica, Hegeliana e Fregeliana]. Para motivar Azevedo a fazer o curso e aprender econometria, Galdalf disse: “É tão fácil que até Tirica e Lula aprenderam”. Vejam a prova que qualificou Azevedo em sumidade econométrica

16 comments:

Eduardo Galvão said...

Porra, SB, depois de toda a admiração pelo trabalho do RA - sim, li o teu blog todo, gostei - vai desmerecê-lo por um corporativismo ligeiro?
Que decepção...

Anonymous said...

Fala sério: você realmente endossa a conclusão de que a redução de criminalidade em torno de escolas é responsável pela queda de 20% em São Paulo no geral? E que essa redução no "entorno" (hahaha) é devida ao bolsa-família? Nem entro nos argumentos de RA, que me parecem fortíssimos. Quero saber da sua opinião sobre os dados, as variáveis e o método que foi usado no paper, e se lhe parecem razoáveis essas inferências. O resto é trololó de patotinha.

Anonymous said...

Se o artigo do pessoal da PUC é assim tão avançado em termos teóricos, com sutilezas que só poucos com os devidos conhecimentos podem entender, como foi que virou pauta d' o globo? O artigo não tá nem publicado e já vai virar notícia? Depois vêm com este papo de ciência neutra...

Chutando a Lata said...

Qual o seu ponto mesmo sobre a econometria do mané de stanford?

Anonymous said...

Enquanto isso, na UnB...
http://brasiledesenvolvimento.wordpress.com/2012/06/07/programacao-curso-de-economia-a-esquerda/

Selva Brasilis said...

Marcao, por que mane' de Stanford? Por que diminuir um pesquisador respeitado no mundo inteiro?
pensei que voce tivesse aprendido a dar valor ao achievement academico, honestidade intelectual e integridade da pesquisa.

Anonymous said...

Meu problema é com o positivismo, variante do cienticismo, que atesta que só o que pode ser medido existe, que por sua vez deriva do subjetivismo que afeta a integridade moral humana e é um dos pilares da insanidade intelectual de nosso tempo.
SB, porque publicar um "paper" num jornal de grande circulação antes de sair em revista especializada? Esse fato rebaixa o autor mais do que qualquer comentário discordante.

Anonymous said...

Estou me dando conta agora do porquê de tanta "solidariedade de classe", porque uma união tão grande dos blogueiros de economia em torno de um ídolo conra um jornalista (um outsider). A econometria está se tornando uma religião. Assim como freudianos e marxianos se sentiam pessoalmente atacados quando seus ídolos eram atacados, ou os islâmicos reagem aos ataques a Maomé, os "econometristas" se sentiram ofendidos. E me espanta que na disciplina de economia, que estuda tantas e tantas pessoas tomando decisões irracionais (no sentido positivo)tantos praticantes não compreendam que os números não dizem quase nada. Quem não conhece uma pessoa que fez uma compra absurda por, por exemplo, amor? Que razão econométrica levaria alguem a agir assim? Nenhuma, pois a econometria positivista descarta de antemão os sentimentos como meras superstições e tacha de tolos os que assim agem.
Econometristas (bons e ruins), há uma realidade lá fora.

Fabricio said...

Isso aqui (todos os blogs que estao comentando o artigo do RA) esta mais parecendo coluna social. Deixa que os dois se entenderao(na justica ou nao).

Anonymous said...

SB nao fica desapontado nao, hoje em dia, gracas a deus, temos hoje um porrilhao de climatologistas, que fazem com que os economistas, parecam gente seria.

Anonymous said...

O Reinaldo sempre foi isso, mas enquanto ele não mexia com ninguém que vocês conhecessem, toda a platéia batia palmas e ria como em um circo. Agora aguentem...

Demônio dos Infernos said...

Ele pode ser de Stanford e respeitado. Mas comportou-se como um mané e fez uma pesquisinha vagabunda.

Não interessam os títulos, a fama, o respeito, se o cara come mais mulheres. Interessa o conteúdo da pesquisa. Só.

A verdade está aí, SB. Neste pequeno detalhe

Mostre em que Reinaldo Azevedo está errado em relação à pesquisa, em vez de ficar insistindo nessa de "sabe com quem o RA está falando?".

Isso é ridículo.

Anonymous said...

Caralha, muita decepcao com o SB nessa. Tah todo putinho pq o RA pisou nos calos de outro economista. Enquanto o RA "destruia a reputacao" de petralhas e afins estava tudo ok, mas quando mexe com alguem da confraria aih o RA nao eh mais serio. Isso eh falta de debate serio e aprender a discutir no dia a dia. Professores ficam enclausurados numa torre de marfim e acreditam q encontrarao no mundo real os mesmos cordeiros e puxa saquismos q enocontram na academia.

Anonymous said...

"SB nao fica desapontado nao, hoje em dia, gracas a deus, temos hoje um porrilhao de climatologistas, que fazem com que os economistas, parecam gente seria."
hahahahaha

Vocês economistas reinaldistas deviam tentar reconciliar os dois. Isso poderia dar em um romance igual aquele entre o Rei e o Gerald Thomas.

JGould said...

Extra! O índice de popularidade do SB sofre a maior baixa de todos os tempos!

"SB, o Darth Vader da internet, é contaminado por "víruseconometricumcorpativism" e torna-se mais um selvagem"!

SB, se matricula em curso da Unicamp!

j.a.mellow said...

j.a.mellow disse...
Eu acho que o avanço da criminalidade é um processo cultural no Brasil, ele avançou lentamente ao passo que caminhavam outras condicionantes que são todas essas que nós conhecemos bastante.
Agora a criminalidade no Brasil teve também uma história essa cultura a que me referí que foi difundida pelos meios de divulgação da época num tempo em que ocorriam as grandes migrações dentro do País e importada de países hoje do mundo desenvolvido do que ocorria lá nos anos 30 e 40, principalmente nos EE.UU.
Agora, apenas num tópico,uma pergunta:
A peqenissima criminalidade existente no Brasil dos anos 40 e 50 devia-se por exemplo a um menor desnivel socio-economico?
-É claro que não, mas o aumento dessa criminalidade deveu-se a um somatório de várias coisas como exodo rural, falta de politicas de educação,falta de uma politica de urbanização adequada e a própria repressão, evitando-se que fosse feita uma apologia de que o crime compensa.
Então, eu deduziria sem muito estudo que sem que sejam feitas todas essas coisas que nos referiamos, pouco ou nada valeria considerar num espectro estatistico um simples programa de transferencia de renda.
Essa é minha opinião, apesar de não defender que se faça criticas de um estudo cientifico sem contudo ser demonstrado através de um estudo também cientifico, muito mais amplo.
blogdojamellow.blogspot.com